Falam de portas que se abrem, portas que se fecham... Mas sabes que mais? As portas são sempre as mesmas, tem-las todas à tua frente todos os dias: umas fechadas, umas entreabertas e outras escancaradas. Umas reservadas, umas tímidas e outras convidativas. Umas que precisam de chave ou de um jeitinho especial para abrir, umas que precisam de um empurrãozinho e outras em que nem é preciso tocar. Mas são sempre, sempre as mesmas. E estão lá a tempo inteiro. A ti cabe-te só escolher quais abres e quais fechas.
Terás percebido, então, que cada porta é uma pessoa e que cada porta, enquanto tal, te conduz a um corredor, a uma nova divisão. Mais cheia, mais vazia... não interessa. Acolhe-te num espaço muito próprio, abraça-te e dá-te tudo o que por lá se encontra. Conduz-te a caminhos e por eles te dá aquilo que vai, aos poucos, enchendo e preenchendo a tua vida. Dá-te o mundo, enquanto o quiseres receber.
Porque as portas - e todos os mundos que encerram - são sempre feitas do mesmo material, do mesmo tecido e da mesma fibra, ainda que nem sempre olhes para elas da mesma forma. Ainda que num dia uma te pareça albergar o teu porto de abrigo e no seguinte te pareça a tua Highway to Hell. Mas desilude-te: a porta não muda, muda apenas a forma como tu a vês. A forma como a queres ver.
Mas sabes outra coisa? Não é o que queres ver que interessa. Não é por quereres o mundo inteiro que o vais ter. Porque sabes...? Não nasceste para vencer todas as guerras ou todas as batalhas. Nem tu, nem eu, nem ninguém. E por vezes, o melhor a fazer é aceitar isso mesmo. É aceitar que o céu não vai ficar cor-de-rosa porque te fartaste de o ter azul. Porque não vai mudar, por muito que isso te custe. É compreender que não vale a pena remar contra uma maré mais forte que nós. É perceber que o universo gira à volta de muita coisa, excepto de nós. É assumir que, por muito fortes que nos achemos, precisamos sempre de alguém ao nosso lado, mais cedo ou mais tarde, e que convém tê-lo por perto para nos salvaguardar.
O mundo não é o que queremos. As pessoas não são como queremos e muito menos são quem nós somos. Porque isso era viveres contigo próprio e se é esse o teu ideal de mundo e de vida, então acreditamos em coisas muito diferentes. Tens todas as portas à tua frente, todas as que sempre tiveste. Umas fechadas, umas entreabertas e outras escancaradas. Conselho de amigo: no teu lugar, procurava saber quais delas detêm aquilo que faria do meu mundo um mundo perfeito. Procurava saber quais delas devo deixar escancaradas, quais delas devo abrir e quais delas devo destrancar. Ou então em quais delas não devo tocar, de todo. Mas acima de tudo, tentaria perceber, cuidadosamente, quais delas não devo estragar. Que fechaduras não devo partir.
É que se, por teimosia, preconceito ou puro egocentrismo, insistires em achar que o nosso céu azul é mesmo cor-de-rosa, ou amarelo, ou preto, e que tudo o mais à tua volta se processa e desenrola como tu queres, talvez venhas a fechar definitivamente portas onde jamais vais entrar; talvez venhas a bloquear passagens e caminhos que, por mais pragas que lhes rogasses, eram aqueles que te levariam mais longe e que mais te preencheriam. Já alguém dizia que há portas que vêm para ficar e outras que apenas vêm para nos dar uma lição.
Portanto, dá uma lição a ti mesmo antes que as portas ta dêem. Vence-te e declara-te vencido, antes que o tempo, o mundo e a vida te vençam a ti. Inclina-te e aceita que não sabes tudo; admite, ainda que no teu mais profundo silêncio e a ti mesmo, que estás errado de certa forma. Seja ela qual for.
Levanta-te e mostra-te disposto a aprender.
Nessa altura, quando tirares os olhos de ti mesmo, talvez vejas o mundo como ele é e percebas a perfeição de cada porta, por trás de todas as suas imperfeições. Pode ser que escutes o coração de cada uma delas, o bater desenfreado de cada um desses conquistadores de sonhos, ao invés de escutares a tua melodia silenciosa. Ouve-os com atenção e percebe como gostas de os ouvir. Fecha os olhos e encontra-te, que de seguida encontrarás o verdadeiro caminho a seguir.